Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

domingo, 22 de junho de 2008

MODERNISMO - 3º ANO NOTURNO

SÉCULO XX E O MODERNISMO NO BRASIL
As mudanças geradas pelo progresso tecnológico e pelo desenvolvimento da civilização industrial transformaram a sociedade e, como não poderia deixar de ser, sacudiram o mundo das artes. Tantas inovações automóvel,cinema,telefone...produziram reações de fascínio, de amor pelo perigo, pelo ousado, pela velocidade e pela energia das máquinas.
A obra de arte passa a ser encarada não mais como perene,mas como passageira,perecível, como a paisagem vista do interior de um veículo que se desloca a toda velocidade.
Criam-se, então, maneiras inéditas de interpretar e representar essa nova realidade, reunidas sob o nome de VANGUARDAS, termo originalmente usado para designar a linha de frente dos exércitos.
Esse movimento, que significou verdadeira revolução artística, reunia várias tendências, das quais merecem destaque:
• Futurismo
• Cubismo
• Dadaísmo
• Surrealismo

Atividade que deverá ser entregue:

I. Definição de cada uma dessas tendências.
II. Fazer uma pequena biografia do autor português Fernando Pessoa.
III. Ler o poema Ode triunfal ( aqui no blog) sob o heterônimo Álvaro de Campos e responder às questões sobre o mesmo.
__________________________________________________________________
Álvaro de Campos

ODE TRIUNFAL
Heterônimo de Fernando Pessoa
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!
Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical -
Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força -
Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro,
Porque o presente é todo o passado e todo o futuro

Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!
Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!
Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto,
Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento
A todos os perfumes de óleos e calores e carvões
Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!
__________________________________________________________________

Questões sobre o poema:

1) Chamamos de Ode a uma composição poética para ser cantada, sempre em tom alegre e entusiástico. O que o eu-lírico pretende cantar em sua “Ode Triunfal”?
2) Explique a que se referem os termos fera e beleza, da primeira estrofe.
3) Que palavra da segunda estrofe reforça a idéia de fera?
4)“Ó rodas, ó engrenagens,r-r-r-r-r-r-r eterno!”
a.Qual é a função sintática do termo sublinhado?
b. O que o eu-lírico quer imitar com a seqüência “r-r-r-r-r-r”? Como se chama a figura aí empregada?
c. Que intenção tem o eu-lírico ao se dirigir às rodas e às engrenagens dessa maneira?
d. Em que verso da última estrofe o eu-lírico expressa o desejo que confirma essa idéia?
5).No poema predominam:
a) sentimentos
b) sensações
c) racionalidade
____________________________________________________________________

Nenhum comentário: